Gestão de Recursos Humanos

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Formação financiada através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), destinada a residentes da zona Norte de Portugal, sendo, ocasionalmente, aceites inscrições de outras zonas do país. Residentes nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo, Algarve e Ilhas, não são elegíveis.

Formato e-learning, através da plataforma ZOOM.

Módulos:

UFCD 5438 – Gestão Integrada de Recursos Humanos
UFCD 5653 – Direito do Trabalho
UFCD 9208 – Inteligência Emocional

DE MOMENTO NÃO ESTÃO A DECORRER INSCRIÇÕES
REF: 3 Categorias: ,

Descrição

Idades: 18 a 66
Situação face a Emprego: Empregados por conta própria; Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD; Empregados por conta de outrem – Externos
Habilitação Mínima: 3º ciclo (9º ano)
Habilitação Específica: No caso de desempregado/a tem de possuir, no mínimo, o ensino secundário completo (12º ano de escolaridade).
Residentes nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo, Algarve e Ilhas, não são elegíveis.

  • Caracterizar modelos de gestão de recursos humanos.
  • Identificar ferramentas genéricas da gestão de recursos humanos.
  • Utilizar instrumentos de gestão de recursos humanos.
  • Reconhecer alguns princípios gerais de Direito.
  • Explicar as fontes e a aplicação do Direito de Trabalho.
  • Identificar a noção de contrato de trabalho.
  • Identificar o âmbito do contrato de trabalho.
  • Identificar os elementos de formação do contrato de trabalho.
  • Definir o período experimental relativo aos diferentes tipos de contrato de trabalho.
  • Explicar a importância dos direitos, deveres e garantias das partes contraentes de um contrato de trabalho.
  • Analisar os diversos aspetos da prestação do trabalho.
  • Examinar aspetos retributivos do trabalho.
  • Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes.
  • Criar uma experiencia positiva no cliente.
  • Identificar o ciclo experiencial do cliente.
  • Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
  • Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.

Gestão integrada de recursos humanos – 50 horas (UFCD 5438)

  • Fundamentos da gestão de recursos humanos
  • Principais modelos e estratégias de gestão de recursos humanos (GRH)
  • Integração de recursos humanos
    • Análise e descrição de funções e planeamento de recursos
    • Recrutamento, seleção e contratação
  • Manutenção e desenvolvimento de recursos humanos
    • Formação e desenvolvimento
    • Gestão de carreiras
    • Desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento
  • Avaliação e controlo de resultados
    • Avaliação de desempenho
    • Sistemas de recompensas
  • Práticas de gestão de recursos humanos
  • Fundamentos de legislação laboral

Direito do trabalho – 25 horas (UFCD 5653)

  • Introdução ao Direito
    • Noção de Direito
    • Normas e Fontes do Direito
    • Órgãos de soberania
  • Direito do Trabalho
    • Fontes e aplicação do Direito do Trabalho
  • O contrato de trabalho
    • Noção e âmbito
    • Sujeitos
    • Direitos de personalidade
    • Igualdade e não discriminação
    • Proteção da maternidade e da paternidade
    • Trabalhador estudante
    • Trabalhador estrangeiro
  • Formação do contrato
  • Período experimental
  • Direitos, deveres e garantias das partes
  • Prestação do trabalho
    • Local de trabalho
    • Duração e organização do tempo de trabalho
    • Feriados, férias e faltas
  • Teletrabalho
  • Comissão de serviço
  • Retribuição e outras atribuições patrimoniais. Objetivos e Estratégia

Inteligência Emocional – 25 horas (UFCD 9208)

  • Estilos de relacionamento interpessoal
    • Passivo
    • Agressivo
    • Manipulador
    • Assertivo
  • Inteligência emocional
    • Funcionamento da inteligência emocional
    • Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
    • Competências emocionais
    • Desenvolvimento das competências emocionais
    • O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
    • Experiência positiva no cliente
    • Ciclo experiencial do cliente
    • Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
  • Características de um assistente
    • Perfil de um assistente
    • Missão do serviço ao cliente
  • Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
    • A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
    • Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
  • Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
  • O reforço da capacidade de dinamização de grupos
    • Estratégias de motivação de grupos
    • Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)

5438 – Gestão Integrada de Recursos Humanos
5653 – Direito do Trabalho
9208 – Inteligência Emocional

Datas

  • 21/03/2022 a 15/06/2022

Horário

  • Segundas e Quartas– 19:00h – 23:00h
  • 3 Sextas– 19:00h – 23:00h

Regime

  • Pós-Laboral
  • On-line
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