Descrição
Idades: 18 a 66
Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Situação: Empregados por conta própria; Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD; Empregados por conta de outrem – Externos
Habilitações Específicas: No caso de desempregado/a tem de possuir, no mínimo, o ensino secundário completo (12º ano de escolaridade).
Residentes nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo, Algarve e Ilhas, não são elegíveis.
- Identificar as competências pessoais do/a Técnico/a de Apoio Psicossocial.
- Promover o autoconhecimento pessoal.
- Desenvolver mecanismos de gestão emocional.
- Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress.
- Identificar as competências sociais do/a Técnico/a de Apoio Psicossocial.
- Reconhecer a importância do desenvolvimento social deste profissional.
- Reconhecer a relação entre sentimentos e emoções.
- Aplicar técnicas de comunicação na intervenção social.
Laboratório de competências pessoais – 50 horas (UFCD 10382)
- Autoconhecimento
- Definição
- Importância
- Dimensões
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Autoestima e eficácia pessoal
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Comunicação
- A importância da comunicação
- Comunicação verbal e não-verbal
- Tipos de comunicação (passivo, assertivo e agressivo)
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Literacia emocional
- Definição
- Identificar sentimentos em si próprio
- Sentimentos positivos e sentimentos negativos
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Resolução de problemas
- Metodologias de resolução de problemas
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Rede social e conhecimento pessoal
- Rede social
- Rede social como suporte
- Trabalho em equipa multidisciplinar
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Gestão de emoções
- Componentes da gestão emocional
- Quadro de competência emocional
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Gestão de stress
- Stress – conceito e modelo explicativo
- Causas e fatores primários de stress no trabalho
- Sintomas de stress
- Avaliação individual do grau de stress
- Fases do stress
- Formas individuais de lidar com o stress
Laboratório de competências sociais – 50 horas (UFCD 10383)
- Autoconhecimento e representação social
- Autoconhecimento e as relações com os outros
- Conhecer os outros
- Dinâmicas de grupo
- Autoestima e eficácia pessoal em contexto social
- Eu e os outros
- Perceção e conhecimento interpessoal
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Comunicação
- Comunicação na intervenção
- Tipos de comunicação – oral, escrita e assertiva
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Literacia emocional
- Distinção entre sentimentos/emoções
- Identificar sentimentos nos outros
- Sentimentos/comportamentos
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Resolução de problemas
- Metodologias de resolução de Problemas Interpessoais
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Rede Social e conhecimento dos outros
- A rede social como suporte ao relacionamento interpessoal
- Técnicas de dinâmicas de grupo
- Gestão de conflitos
- Relações interpessoais e o conflito
- Diferentes tipos de conflitos
- Fontes e rastilhos de conflito
- Conflito enquanto processo
- Estilos pessoais de gestão de conflito
- Conflito como oportunidade
- Estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros
- Técnicas de dinâmicas de grupo
10382 – Laboratório de competências pessoais
10383 – Laboratório de competências sociais
100
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Datas
- Início – 27/09/2022
- Fim – Por definir
Horário
- Terças e Quintas – 19:00h – 23:00h
Regime
- Pós-Laboral
- Online