Gestão de Equipamentos Sociais Para Pessoas Idosas

275.00

Modalidade de pagamento: 50% no ato de inscrição  + 50% até à emissão do certificado

Início Previsto: 02 de junho 

REF: 1073-1 Categorias: , ,

Descrição

A formação em Gestão de Equipamentos Sociais para Pessoas Idosas visa formar profissionais que sejam detentores de um conjunto de competências sólidas, que promovam a garantia de um serviço de qualidade e inovador, adequando à satisfação das necessidades das várias respostas sociais.

Idade Mínima: 18
Idade Máxima: 0
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego; Empregados por conta própria; Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD; Desempregados à procura de novo emprego – DLD; Empregados por conta de outrem – Externos
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas: Profissionais e estudantes das Ciências Sociais Humanas e da Saúde, Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de Organizações Sociais; público em geral que pretenda desenvolver atividades de gestão ou intervenção social em equipamentos sociais para pessoas idosas.

Possibilitar um conjunto de ferramentas que permitam os formandos realizar uma eficaz direção técnica e gestão das respostas sociais: ERPI, CD e SAD de acordo com os normativos legais:
– Enquadrar as respostas sociais legalmente com base nos pressupostos da Direção Técnica;
– Enquadrar a gestão do capital humano nas respostas sociais;
– Enquadrar a gestão da comunicação nas respostas sociais;
– Enquadrar a gestão da comunicação gerontológica nas respostas sociais;
– Enquadrar a Certificação de Qualidade nas respostas sociais;
– Enquadrar a Gestão das Atividades de Desenvolvimento Pessoal;
– Enquadrar a Gestão dos Processos de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho;
– Enquadrar a Gestão de Serviços de Apoio;
– Adquirir noções de planeamento estratégico e inovação social, com base na gestão do capital financeiro.

      1. 1

       – DIRECÇÃO TÉCNICA – 02/06 (4 horas – 18h30- 22h30)

      • Enquadramento Legal (lares; centros de dia; serviço de apoio domiciliário);
      • Regulamento Interno de Funcionamento;
      • Contrato de Prestação de Serviços;
      • Responsabilidades da Direção Técnica.
      1. 2

      – GESTÃO DO CAPITAL HUMANO – Legislação laboral – 03/06 (3 horas) (9h30-12hc30)

      • Legislação Laboral
      • Elaboração de horários de trabalho

       

      1. 3

      – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO – 16/06 (3 horas) – 18h30 – 21h30

      –     Informação e Comunicação Interna e Externa;

      – Estratégias e modelos de impressos para a gestão da comunicação;

      • Comunicação com a Pessoa Idosa e significativos.

       

      1. 4

      – GESTÃO DA INTERVENÇÃO GERONTOLÓGICA – 17 junho (3 horas) – 9h30 – 12h30

      • Organização do Processo Individual do utente;
      • Modelos de impressos para a prestação de cuidados;
      • Avaliação gerontológica (escalas de avaliação);
      • Plano de intervenção individual, monitorização e avaliação.
      1. 5

      – GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS – 30/06 – (3foras)- 18h30 – 21h30

      – Implementação de um modelo de Gestão de Qualidade;

      – Avaliação das práticas gerontológicas versus humanização dos cuidados.

      – Avaliação da satisfação.

      1. 6

      – GESTÃO DAS ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL – 1 Julho (3 horas) 9h30 – 12h30

      • Avaliação das necessidades e expetativas ocupacionais;
      • Planificação das atividades;
      • Avaliação e relatório de Atividades.

       

      1. 7

      – GESTÃO DA SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO – 7 Julho (3 horas) – 18h30 – 21h30

      • Medicina no Trabalho, Higiene e Segurança no Trabalho, HACCP;
      • Obrigações legais da entidade;
      • Práticas de promoção da segurança no trabalho e ação preventiva de riscos laborais.

       

       

       

      1. 8

       – GESTÃO DO CAPITAL FINANCEIRO – 8 Julho (3 horas) – 9h30 -11h30

      • Meios de financiamento;
      • Obrigatoriedade da entidade perante apoio estatal;
      • Normativos legais e cálculo das comparticipações;
      • Regime de fiscalidade aplicável.

Direção Técnica

25 Horas

02 de maio – 18:30 às 22:00h

Sextas-feiras – 18:30 às 21:30h

Sábados – 9:30 às 12:30h

3 – Formação a distância – E-learning (turma)

Formação Contínua: Participação nas sessões, em formato online síncronas; realização de trabalhos individuais e/ou grupo.

Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.

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