5 dicas para ajudar na procura de emprego

A procura por um novo emprego é frequentemente uma situação que apresenta diversos desafios e que vai muito além de uma breve pesquisa pelas mais recentes vagas de emprego e o envio do CV para as empresas.

De modo a que seja bem sucedido na hora de procurar por novas oportunidades profissionais, apresentamos-lhe 5 dicas úteis para simplificar o processo e conseguir atingir o seu objetivo:

  1. Networking – recorra à rede de contactos que estabeleceu ao longo da sua vida. Esta é uma ferramenta muito conveniente para que consiga obter antecipadamente informações acerca de novas vagas de emprego ou até mesmo para que um dos seus contactos o recomende para alguma proposta de emprego que surja.
  2. LinkedIn e CV – deve mantê-los sempre atualizados, uma vez que são o seu primeiro contacto com as empresas e é a partir destes que a primeira impressão em relação a si vai surgir. Não descure aquilo que será o seu cartão de visita para as empresas a que se candidata, inspire-se e tente criar algo diferente.
  3. Prepare-se para as entrevistas – pesquise as principais informações sobre a empresa à qual se está a candidatar. Veja em que áreas está inserida e como poderá agregar valor às atividades que praticam. Ao mostrar que tem conhecimentos relativamente à empresa, demonstrará interesse e iniciativa, o que será uma vantagem para si.
  4. Seja confiante – tenha confiança nas suas capacidades e transpareça segurança. Os recrutadores poderão associar a insegurança a um caráter não confiável, por isso mostre o quão motivado está e quais são as suas soft skills. Lembre-se, estas são cada vez mais valorizadas.
  5. Desenvolva novas competências – nunca é tarde demais para aprender. Invista em cursos e formações para adquirir novos conhecimentos que complementem a sua educação e que potenciem as suas competências.
Partilhar