5 dicas para melhorar o seu estudo à distância

Para todos aqueles que não têm um contacto regular com o mundo digital, o ensino à distância pode revelar-se um autêntico enigma. O certo é que, tanto num momento inicial com o ensino em regime de e-learning, como no momento de regresso ao cenário presencial, impõe-se uma constante necessidade de capacidade de adaptação por parte de não só dos formandos, como também dos formadores.

Talvez a diferença mais evidente relativamente aos dois formatos (online e presencial) seja o facto de, no contexto de e-learning, ser imprescindível adotar-se uma postura mais autónoma e metódica, especialmente por parte dos alunos. A concentração e o acompanhamento das aulas devem ser mantidas pelos alunos, ainda que por vezes esta seja uma tarefa custosa.

De forma a auxiliar todo este processo, facultamos 5 dicas que pode utilizar em seu benefício:

  1. Identificar os objetivos – em primeiro lugar deve traçar os objetivos que pretende alcançar com a formação que está a realizar. Deve ter sempre em mente a meta que pretende alcançar no final da formação e ter presente as vantagens que advirão das novas competências que irá adquirir, prestando especial atenção aos temas que mais lhe despertam o interesse.
  2. Organizar o horário de estudo – uma vez que neste contexto a organização é fundamental, um calendário de estudo com as datas de todos os testes e trabalhos é uma ferramenta fundamental para que não se desoriente. Poderá ser vantajoso se, em simultâneo, usar checklists para saber quais as tarefas prioritárias que tem para completar e estabelecer um horário para estudo autónomo. Aproveite esses momentos para rever a matéria e identificar possíveis dúvidas para que as possa esclarecer na sessão de formação seguinte.
  3. Minimizar as distrações – manter a concentração num ecrã de computador durante 3 horas seguidas pode revelar-se uma tarefa árdua. Para minimizar o esforço necessário, escolha um ambiente calmo e sem distrações para assistir às aulas. Reduzindo os fatores externos que o poderão perturbar, a sua energia e atenção serão totalmente direcionada para o curso que está a frequentar e isso traduzir-se-á em bons resultados.
  4. Apoio de grupo – nunca se esqueça que não está a realizar o curso sozinho. São inúmeras as vantagens de estar inserido num contexto em que vários indivíduos estão a passar exatamente pela mesma experiência. Use a turma em que está inserido para seu proveito: caso tenha alguma dúvida, partilhe-a com os demais alunos. Poderá haver outras pessoas à procura da mesma resposta e ainda outras que sejam capazes de satisfazer as suas questões. Além do mais, a partilha de ideias e opiniões é uma prática profundamente enriquecedora, uma vez que lhe permite estar em contacto com novas informações e diferentes pontos de vista que com certeza contribuirão para o seu conhecimento.
  5. Faça pausas – Para que consiga manter uma boa performance, procure descansar. Poderá parecer surpreendente, mas ter momentos de repouso é tão importante quanto os momentos de estudo. Especialmente no ensino à distância em que a concentração diante um ecrã provoca um cansaço acrescido, é fundamental que vá fazendo pausas regularmente para recarregar energias e não se colocar em situações de desgaste e exaustão.
Partilhar