Os benefícios da educação na idade sénior

Nas palavras de Peter Drucker, “aprender é um processo para toda a vida” e, cada vez mais, os seniores abraçam esta mentalidade e mostram como a idade é realmente apenas um número. Ao atingirem a fase da reforma, algumas pessoas dedicam o seu tempo livre à realização de atividades educativas ou lúdicas, que lhes permitam obter novos conhecimentos, conhecer novas aptidões e com isso alcançar um maior sentido de realização pessoal.

É aqui que entra Viver a Aprender – uma entidade que dinamiza inúmeras atividades educacionais, sociais, ou de convívio para os idosos, acreditando que estas iniciativas contribuem efetivamente para uma vida mais ativa e de maior qualidade.

O valor está no conjunto de benefícios aqui oferecidos:

  • Desenvolvimento das habilidades cognitivas – o exercício mental é fundamental para a manutenção de um estilo de vida saudável. Doenças degenerativas como o Alzheimer ou a demência podem inclusivamente ser prevenidas ou retardadas através do exercício de dinâmicas que estimulem a atividade cognitiva.
  • Oportunidade de socialização – Os seniores são aqueles que, na maioria dos casos, sofrem com o isolamento social. De forma a combater a solidão, são promovidas atividades de socialização, nas quais os participantes dispõem da oportunidade de se conhecerem e de comunicarem entre si.
  • Encorajar tarefas com objetivos – Valorizamos o sentimento de propósito acima de tudo. Numa fase em que os seniores dispõem de tempo para se redescobrirem, procuramos incentivá-los a desafiarem-se e a encararem novos desafios que contribuam para o seu sentido de realização.
  • Interesses Pessoais – após décadas de trabalho e dedicação em áreas que nem sempre são do seu interesse, ao atingir a fase da reforma, os seniores procuram envolver-se em novas áreas. Nesta fase são descobertas novas paixões, gostos e interesses.
  • Combater o sedentarismo – Numa etapa da vida em que os estímulos mentais e físicos diminuem consideravelmente e o mais provável é cair no sedentarismo, investimos em projetos de ensino sénior. Estes programas oferecem alternativas a todos os que procuram realizar novos sonhos e alimentar uma vida mais produtiva e ativa.
Partilhar