Saúde mental dos colaboradores

A presente situação pandémica contribuiu para uma maior consciencialização relativamente ao papel que a saúde mental e o equilíbrio emocional desempenham quanto ao bem-estar geral da população.

Uma grande percentagem das empresas continua a ignorar sinais evidentes que demonstram a necessidade de prestar um apoio especial aos seus colaboradores nesta matéria. A criação de medidas que contribuem para a satisfação dos colaboradores traduz-se em efeitos benéficos para a vida dessas pessoas, aumenta a sua produtividade e melhora o seu desempenho no trabalho, fatores que são essenciais para a evolução da empresa.

O distanciamento social e o crescimento desmesurado dos níveis de ansiedade da generalidade da população, tiveram um grande impacto na condição psicológica humana. Este momento constitui a oportunidade ideal para as empresas que ainda não têm implementados programas de apoio aos colaboradores, respondam com estratégias que salvaguardem várias dimensões:

  • Integração dos novos colaboradores, sejam eles jovens que acabaram de ingressar no mercado de trabalho ou profissionais com experiência, procurando construir uma boa relação entre todos.
  • Garantir o acesso a apoio psicológico aos colaboradores, especialmente durante situações emocionalmente exigentes como a que vivemos.
  • Explorar novas formas de compensação, de forma a garantir um auxílio adicional aos colaboradores mais afetados. Estas podem passar por incentivos económicos, investimento na saúde e bem-estar, ou até a implementação de programas de formação e desenvolvimento.

Atualmente, começa a haver uma maior valorização das condições oferecidas pelos empregadores que vão além da questão salarial. As gerações mais jovens são as que mais frequentemente valorizam outros benefícios acima da compensação monetária, pois têm uma maior consciência da importância que fatores como a saúde mental, por exemplo, têm para a sua felicidade em geral.

Partilhar